top of page
Pai ajudando o filho
Bianca Collet Advogada

O futuro do seu patrimônio e família está definido?

Evite problemas e conflitos na sucessão.

Para quem dedicou toda a vida ao trabalho para oferecer o melhor para a família, pode ser um peso significativo a ideia de que, após o falecimento (ou até mesmo incapacidade ou afastamento por motivos de saúde), seus entes queridos possam enfrentar processos longos, custosos e dolorosos para gerir seu patrimônio. O desejo de quem busca o planejamento é sempre bem claro: "Só quero ter certeza que minha família estará amparada e protegida". É justamente neste ponto que a ausência de um planejamento pode ser devastadora: as famílias enfrentam a desvalorização de bens em procedimentos sucessórios arrastados, exposição à alta carga tributária, falta de controle na administração do patrimônio e, principalmente, brigas familiares que podem transformar um momento de fragilidade em trauma. Tenho certeza que ninguém quer isso.

Planejamento Patrimonial e Sucessório: Proteção para o seu patrimônio e respeito inegociável à sua vontade.

O que é o Planejamento Patrimonial e Sucessório e como ele protege você:

O Planejamento Patrimonial e Sucessório é a expressão máxima da sua vontade e da sua garantia de controle em vida. Ele permite que você organize a transição dos bens após sua morte ou até mesmo a gestão patrimonial em caso de incapacidade ou afastamento por motivos de saúde. 

 

Este planejamento protege você e sua família através de ferramentas jurídicas personalizadas, assegurando que sua vontade seja respeitada, que a família esteja protegida de burocracias e que o patrimônio seja passado adiante de forma eficiente e menos onerosa.

Benefícios e Vantagens:

  • Autonomia e controle: o planejamento permite a manutenção da sua autonomia em vida. Caso você precise se afastar ou se encontre incapacitado, você já terá nomeado a pessoa de sua total confiança para a gestão do patrimônio. 
     

  • Amparo imediato a familiares vulneráveis: seu planejamento pode se tornar o escudo de proteção para quem mais depende de você. Você pode nomear tutores e administradores específicos para filhos menores, idosos ou pessoas com deficiência, garantindo que o amparo e a gestão de recursos sejam imediatos e feitos por alguém de sua confiança
     

  • Menos custos e mais rapidez na sucessão: organizar a sucessão com antecedência pode reduzir drasticamente os impostos de transmissão dos bens e custas processuais. Isso significa que seus herdeiros terão acesso aos bens mais rapidamente e com menos gastos, preservando o valor do seu patrimônio.

  • Continuidade dos negócios: para você, empresário, o planejamento sucessório permite que seja estabelecido de que forma a empresa continuará operando, se, que disputas de poder ou desinteresse dos filhos e familiares causem prejuízos ou interrompam às atividades da empresa.  

Para quem é planejamento patrimonial e sucessório?

O Planejamento Patrimonial e Sucessório começa como uma manifestação de vontade e de cuidado. Não se trata de servir ao patrimônio, mas de proteger as pessoas que dependem de você. É para qualquer indivíduo que busca controle e proteção sobre o futuro da família. Serve, por exemplo, para garantir recursos para o cuidado de crianças e idosos, inclusive com a nomeação de tutores, neutralizar a interferência de pessoas que costumam causar problemas na família, além de proteger o patrimônio dos filhos em relacionamentos afetivos. 

Abordagem:

Embora cada pessoa possa ter um objetivo diferente para guiar seu planejamento, a  minha abordagem consiste primeiramente em uma escuta atenta, para mapear contextos, riscos e necessidades específicas do contexto familiar. Somente após essa análise detalhada, apresentamos os possíveis caminhos jurídicos para atender às expectativas do planejador. Atuamos dentro dos limites legais para, garantindo segurança jurídica e alegações de nulidades ou questionamentos futuros.

Perguntas frequentes

bottom of page